PRATICANDO ESPORTES COM ÓCULOS: DICAS E CUIDADOS

20/01/2022

Há mais de dois séculos, os óculos já fazem parte da cultura e do estilo de vida da sociedade moderna. Além de ajudarem na saúde dos olhos, eles também podem ter outras funções, como nos esportes.

Proteção é a palavra-chave quando o assunto é o uso dos acessórios no meio esportivo. Afinal, corredores, ciclistas, tenistas ou quem joga vôlei de praia, por exemplo, estão mais suscetíveis a lesões nos olhos. Mas, além da proteção física, os óculos oferecem outros benefícios para os esportistas.

Promovem conforto visual
Em esportes praticados ao ar livre, a variação de luzes e sombras pode se tornar realmente um problema. Desse modo, o uso de óculos é uma forma de diminuir possíveis incômodos.

Protegem contra raios nocivos
Mesmo quando o sol não está visível, os raios UVA e UVB estão presentes e podem prejudicar os olhos, algo facilmente evitado com o uso de óculos solares.

Evitam dores de cabeça e na vista
Dor de cabeça ou cansaço na vista podem ser comuns quando se faz atividade física debaixo de sol. Nesse caso, os óculos também são aliados para evitar esses tipos de dores.

Sem contar que os óculos também podem ser utilizados por quem pratica esportes apenas por sua função principal: corrigir a visão. Há quem não se acostume ou não goste de usar lentes de contato, opção que acaba sendo mais comum. Para essas pessoas, existem modelos especificamente desenvolvidos para a prática de variadas modalidades esportivas.

COMO ESCOLHER UM ÓCULOS ESPORTIVO?
Antes de comprar um óculos para praticar seu esporte favorito, alguns pontos importantes devem ser levados em consideração:

Conforto – Qualquer prática esportiva envolve movimento, portanto, é essencial experimentar os óculos antes, para saber como eles se ajustam ao seu rosto, evitando quedas.

Resistência – A possibilidade de impactos também deve ser considerada, logo um óculos feito com material resistente é o ideal para quem quer investir no acessório.

Vedação – Dependendo do esporte, como ciclismo ou esportes aquáticos, a vedação é um detalhe fundamental a ser notado para evitar que entre água, vento, ou que os olhos sofram alguma lesão.

Armação – Optar por óculos de hastes mais flexíveis é um bom caminho, pois elas dão mais maleabilidade e tornam o acessório mais funcional.

Lentes – Você deve considerar seu objetivo: se for apenas proteção, opte por lentes sem grau, se quiser também corrigir a visão, as lentes com grau são as ideais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 + um =