Cuidados com os olhos no outono

20/04/2022

Como manter a saúde ocular durante a estação

A nova estação do ano já chegou e ela traz muita beleza, clima mais ameno, mas também algumas preocupações com a saúde dos olhos. O outono é caracterizado por ser um momento do ano mais seco e propenso a alergias, inclusive as oculares. Por isso, é importante manter o cuidado com os olhos para que a saúde ocular não fique prejudicada.

Clima seco e a saúde dos olhos

O clima seco do outono é uma das principais causas das doenças que a temporada traz, seja tanto para a saúde de forma geral quanto para a mais específica, como a ocular. Quando o clima seco é combinado com a poluição, fica ainda mais preocupante.

Mas existem algumas formas de cuidar da saúde dos olhos, para que eles continuem saudáveis e livres das doenças do outono. Confira as dicas que separamos para você.

Como manter o cuidado com os olhos no outono?

Antes de tudo, vale dizer que essas dicas devem ser alinhadas aos pedidos e às orientações do médico oftalmologista. Um cuidado em conjunto é o que fará você ter mais saúde e poder curtir o outono sem se preocupar.

Ar-condicionado

Este é um dos vilões da estação. Além de causar alergias, ele pode ajudar no ressecamento dos olhos. Por isso, quando estiver em um ambiente com ar-condicionado, procure não ficar de frente para ele, evitando o vento direto no rosto e, assim, o ressecamento ocular.

Hidratação

A chave para manter a saúde em dia, incluso a dos olhos. Beba pelo menos 2 litros de água por dia para manter a hidratação natural da região ocular e, claro, ajudar no corpo como um todo. 

Evite levar a mão aos olhos

A região dos olhos é uma das maiores portas de entradas para bactérias e vírus, como o da Covid-19. Por isso, nessa estação, em que a presença de doenças virais é maior, evite colocar a mão nos olhos, até mesmo para coçar ou esfregá-los. 

Caso haja uma coceira ou incômodo intenso, entre em contato com seu médico especialista.

Colírios e lubrificadores

Se você sofre com os olhos secos ou fica muito tempo de frente para o computador ou do celular, lembre-se de pedir ao oftalmologista um colírio ou produto lubrificador. O outono, por ser mais seco, tende a produzir ainda mais incômodo nesses casos. Então, fique  atento e lubrifique seus olhos sempre que necessário.

Evite ambientes fechados e aglomerações

Como dissemos, o outono tende a ser uma estação com alta nas doenças virais, incluindo a conjuntivite. Por isso, evite locais fechados, sem circulação de ar e com grandes aglomerações. 

Prefira ficar em ambientes ao ar livre, com menos pessoas e não se esqueça de higienizar suas mãos sempre que possível. Assim, você evita doenças respiratórias e oculares, mantendo a saúde durante toda a estação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × quatro =